O Futuro das HR Techs não é amanhã… é agora!

O Futuro das HR Techs não é amanhã… é agora!

O Futuro das HR Techs não é amanhã… é agora!

Em dezembro de 2018, a consultoria G2 Crowd apresentou suas previsões para o mercado corporativo. Sobre o Recursos Humanos, constatou-se que globalmente o setor está projetado para alcançar 30 bilhões de dólares até 2025. Se comparado a 2016, quando o RH possuía um valor de apenas 12.6bi, entende-se a real expectativa do setor.

Desde 2010, é possível de fato verificar a chegada de tecnologias que produzem soluções inovadoras para o Recursos Humanos. No entanto, é exatamente agora que percebemos o maior boom de HR Techs já visto. Estas têm tomado o seu lugar de destaque nos board rooms* e mais importante: têm apresentado soluções completamente originais para a Gestão de Pessoas.

Toda essa transformação tecnológica chegou ao Recursos Humanos. Plataformas de Gestão de Pessoas com recursos para gerir Cargos e Remuneração, Carreira e Sucessão, Avaliações de Desempenho tomaram o lugar das extensas e nada práticas planilhas em Excel. Em 2019, no cenário do RH, o ator principal é outro, é hora das HR Techs!

Mas então, o que realmente mudou com as HR Techs?

Seria totalmente leviano pensar que a mudança se resume à introdução de novas tecnologias no RH. A princípio, é importante reter que a maior transformação de todas está no mindset, ou seja, na forma como o papel do Recursos Humanos é pensado dentro da organização. Sua função agora é gerir o capital humano da empresa de forma estratégica, potencializando o desempenho dos talentos e, consequentemente, dos resultados.

Para confirmar esse fato, vê-se que a Gestão de Talentos figura como uma das tendências que estará mais em alta no RH em 2019. Por conseguinte, a Gestão de Performance tomará um novo caminho; será elevado ao papel de ferramentas como a Avaliação de Desempenho, o Feedback Ágil e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). São esses crescentes recursos que nos levarão ao RH ( realmente) estratégico e tão almejado.

Analogamente, as HR Techs têm-se multiplicado, principalmente as focadas em Gestão de Pessoas sobretudo permitem que os Líderes e Executivos utilizem as tecnologias como ferramentas estratégicas; automatizam os processos para fornecer dados estratégicos, potencializando a tomada de decisões para enfim, acelerar  os negócios. Sabemos que o motor de toda essa engrenagem são as pessoas em suas melhores versões de performance e produtividade. Estamos falando sobre aprimorar a Estratégia de Pessoas, aliando-a a uma Gestão de Resultados em tempo real.

Advy.us: People Management

A HR Tech da Gestão de Pessoas do Futuro

Seguindo a premissa de que pessoas melhores constroem empresas melhores, aparece no mercado uma nova HR Tech para responder aos desafios da Gestão de Pessoas. O Advy.us, desenvolvido desde 2016 pela equipe da Selpe Advisory, é a plataforma HR Tech que integra e automatiza todas as ferramentas de Estratégia de Pessoas em uma interface amigável e intuitiva. Trata-se, portanto, de uma solução estratégica para desenvolver pessoas e negócios.

Essa plataforma faz todo sentido quando atrela Pessoas, Dados e People Analytics para elaborar os melhores indicadores de gestão. Primeiramente, ela permite a inserção do Desenho de Modelos de Competências conforme os valores do negócio. Metodologias como o Assessment realizam o Mapeamento de Competências, permitindo confrontar as competências do negócio com o potencial dos  profissionais.

Em seguida, a gestão por meio de Indicadores e de Metas tornou-se mais ágil e em tempo real. Agora, líderes podem extrair resultados por níveis! É possível visualizá-los por negócio, por diretoria, por área, por unidade de negócio e por profissionais também. Assim, aliam-se essas ferramentas à Gestão de Desempenho; com isso permite-se mesurar o Potencial e a Performance e receber todas os dados em relatórios gerenciais, como o 9Box e o Radar de Competências e obter um PDO – Plano de Desenvolvimento Organizacional.

Outros processos anteriormente burocráticos e cheios de planilhas em Excel são integrados e automatizados na plataforma. A Ciência dos Dados permite definir e traçar um plano de Cargos e Salários e Carreira e Sucessão, integrando informações como Remuneração Variável + Fixa e Benefícios. Dessa maneira, a plataforma analisa todos os dados, custos e orçamentos. Permite-se, assim, que gestores visualizem toda a Estrutura Organizacional na plataforma e tenham informações completamente planificadas e de fácil consulta.

HR Techs: o Futuro é agora!

A realidade descrita acima não é mais um sonho dos Gestores de Recursos Humanos, pelo contrário. As HR Techs são uma realidade, já estão presentes dentro das maiores organizações. Não é suficiente ter um RH operacional e burocrático; é fundamental que ele seja estratégico e atue como principal fornecedor de informações e ferramentas aos gestores.

Segundo Luciana Ferraz, Diretora Executiva da Selpe Advisory e Advy.Us, a diretriz para uma atuação estratégica é fornecer ferramentas para “empoderar” os profissionais a autogerirem suas carreiras, os líderes a realizarem a gestão de suas equipes e os RH’s a realizarem a gestão sistêmica dos processos por meio de dados que suportem as decisões estratégicas do negócio.

O Advy.us chegou para transformar sua empresa em um melhor lugar para se trabalhar. Imagina trabalhar num lugar em que os propósitos do negócio e das pessoas estejam na sempre na mesma direção?!

*board rooms: conselhos das diretorias

Não há comentários

Enviar comentário

Comentários
Name
Email
Website